Confira abaixo o FAQ completo:

O Prêmio iBest é o maior prêmio do Brasil. Ele encontra e compara as principais iniciativas online em sites, apps e redes sociais, como Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin, TikTok, Twitch e Twitter, para posterior votação e identificação dos melhores do Brasil a partir de votação popular e de especialistas. Através do iBest, os brasileiros têm a oportunidade de conhecer e eleger os melhores influenciadores e empresas através de votação, nas principais áreas de interesse.

O Prêmio iBest tem duração de oito meses, de março a novembro, sendo realizado em cinco fases: Seleção iBest, 20+, Top10, Top3 e Vencedores: 

a) Seleção iBest, quando as iniciativas competem para se tornar finalista do iBest 2023. A  votação acontece de 22 de março até 7 de maio; 

b) Divulgação iBest 20+, quando serão apresentados os short-lists das 20 melhores iniciativas do Brasil em algumas categorias selecionadas. Estas serão reveladas entre 29 de maio a 14 de junho; 

c) iBest Top10, quando os 10 melhores do Brasil, de cada categoria, são apresentados, e quando se inicia a votação pelo público geral e pela academia iBest: de  03 de julho até 20 de agosto; 

d) iBest Top3, quando os 3 melhores do Brasil, de cada categoria, são revelados para serem votados pelo público: de 11 de setembro até 17 de outubro;  

e) Vencedores, quando o melhor de cada categoria é anunciado: de 06 de novembro até 17 de novembro.

O Prêmio iBest 2023 conta com 105 categorias – 18 a mais que em 2022 – agrupadas em 4 segmentos: E-Commerce, Serviços Não-Financeiros, Serviços Financeiros e Conteúdo, além de 1 categoria especial.

Ações Sociais
Apostas e Loterias
Apresentadores de TV/Streaming
Arquitetura e Decoração
Atleta Influenciador
Bancos Digitais
Beleza
Brand Persona
Canal de Culinária e Gastronomia
Canal de Economia e Negócios
Canal de Educação
Canal de Esportes
Canal de Investimentos
Canal de Opinião
Canal de Política
Celebridades e Fofocas
Cinema, TV e Streaming
Comportamento
Conteúdo de Games
Corretoras Digitais
Creator do Ano
Cultura e Curiosidades
Desenvolvimento Pessoal
Diversidade e Inclusão
DIY, Faça Você Mesmo
Edutech
Família
Fandom Brasil
Fandom de Música
Fitness e Wellness
Futebolista Influenciador
Gamer Influenciador
Gospel
Governo Estadual
Governo Federal
HealthTech
Humor
Infantil
Influenciador Acre
Influenciador Alagoas
Influenciador Amazonas
Influenciador Bahia
Influenciador Brasília
Influenciador Ceará
Influenciador da Música
Influenciador de Culinária e Gastronomia
Influenciador de Economia e Negócios
Influenciador de Educação
Influenciador de Esportes
Influenciador de Investimentos
Influenciador de Marketing Digital
Influenciador de Cinema, Tv e Streaming
Influenciador de Opinião
Influenciador de Política
Influenciador de Religião
Influenciador de RH
Influenciador de Inovação e Tecnologia
Influenciador Espírito Santo
Influenciador Goiás
Influenciador Linkedin
Influenciador Maranhão
Influenciador Mato Grosso
Influenciador Mato Grosso do Sul
Influenciador Minas Gerais
Influenciador Pará
Influenciador Paraíba
Influenciador Paraná
Influenciador Pernambuco
Influenciador Piauí
Influenciador Rio de Janeiro
Influenciador Rio Grande do Norte
Influenciador Rio Grande do Sul
Influenciador Rondônia
Influenciador Roraima
Influenciador Santa Catarina
Influenciador São Paulo
Influenciador Sergipe
Influenciador Tocantins
Influenciador Twitter
Inovação e Experiência de Compra em E-commerce
Instagrammer do Ano
Jornalista Influenciador
LGBTQIA+
Marketplaces
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Moda
Notícias e Jornalismo
Personalidade Influenciadora
Pets
Podcast
Protagonista Influenciador
Religiões e Crenças
Revelação Digital em Beleza
Revelação Digital em Humor
Revelação Digital em Música
Saúde
Streamer Influenciador
Superapps
Tecnologia
Tiktoker do Ano
Time de E-Sports
Times de Futebol
Viagem e Turismo
Videocast
Youtuber do Ano

Não, a participação no iBest será gratuita em 2023, tanto para quem concorre ao prêmio quanto para quem vota.

Para se cadastrar no site do iBest e participar da votação é necessário ter a idade mínima de 16 anos, possuir CPF válido e  se logar através de uma conta Facebook, Google ou Apple.

Para votantes que já participaram de outras fases do prêmio e fizeram cadastro anteriormente, basta preencher os campos e acessar com login e senha já existentes.

Durante a fase Seleção iBest 2023, através do aplicativo (Android ou iOS) ou site, você poderá votar UMA vez por dia por categoria para dar um ponto a mais para sua iniciativa favorita (um voto positivo, representada no aplicativo de votação por um coração inteiro). Você poderá também dar votos negativos (retirando um ponto da iniciativa votada, apertando no coração partido), limitado a apenas três votos no total por categoria, independente de que dia tenha sido feito durante a Fase Seleção.

Tentativas de votos adicionais ou qualquer manipulação digital não serão computadas e poderão incorrer em risco de eliminação do votante e mesmo da iniciativa.

Sim, cada iniciativa pode concorrer em todas as categorias que sejam o foco do seu conteúdo, e possuindo a adequação, de acordo com o regulamento.

A Seleção iBest dá a oportunidade para que iniciativas digitais que já estejam estabelecidas e tenham significativo número de seguidores (mas que ainda não sejam tão grandes quanto os vinte maiores do Brasil,  em termos de alcance e engajamento) possam concorrer diretamente com os maiores, como os campeões do iBest 2022 e os selecionados pelo algoritmo iBest. O  iBest definirá a pré-seleção das mais relevantes iniciativas digitais que podem ter o perfil para concorrer ao Prêmio e irá disponibilizar estas listas para a pré-votação nacional, que irá indicar seus favoritos para se tornar um Top10 Brasil em 2023. Até 4 iniciativas mais bem votadas na Fase Seleção farão parte da relação dos  iBest 20+ de cada categoria (as 20 mais importantes do Brasil em cada categoria). Destas, até duas (número este de acordo com a adequação das iniciativas avaliadas) serão autenticadas para o Top10, para concorrer em votação nacional ao título de melhor do Brasil.

O processo de ELEITOS SEMANAIS será a dinâmica onde serão automaticamente eleitos como iBest20+,  semanalmente e por categoria, a partir do dia 10 de abril de 2023 (inclusive), o que estiver na liderança do ranking parcial de votação das categorias de destaque deste dia de semana, conforme tabela abaixo.

SegundaTerçaQuartaQuintaSexta
Cinema, Tv e StreamingConteúdo EducacionalEconomia e NegóciosConteúdo de GamesComportamento
Influenciador de OpiniãoFamíliaDiversidade e InclusãoInfluenciador da MúsicaAtleta Influenciador
Culinária e GastronomiaFitness e WellnessGospelEsportesCultura e Curiosidades
Gamer InfluenciadorFutebolista InfluenciadorInfluenciador LinkedinFandom BrasilYoutuber do Ano
Ações SociaisInfantilMeio Ambiente e SustentabilidadeCelebridades e FofocasDIY, Faça Você Mesmo
Influenciador TwitterInfluenciador RHStreamer InfluenciadorInstagrammer do AnoInfluenciador Protagonista
BelezaJornalista InfluenciadorDesenvolvilmento PessoalFandom de MúsicaApresentadores de Tv/Streaming
LGBTQIA+PetsSaúdePodcastArquitetura e Decoração
ModaViagem e TurismoConteúdo de InvestimentosTiktoker do AnoHumor
Influenciador de Inovação e Tecnologia
Influenciador de Marketing Digital
Ex: O dia 10 de abril é uma segunda-feira. As categorias de destaque (sobre as quais são publicados neste dia os posts com as parciais daquelas categorias) são neste dia Beleza, LGBTQIA+, Influenciador de Opinião, Cinema TV e Streaming, Culinária e Gastronomia, Ações Sociais, Moda, Influenciador Twitter e Gamer Influenciador. Assim sendo, quem estiver na frente do ranking destas categorias ao meio-dia serão os ELEITOS SEMANAIS, automaticamente eleitos como iBest20+.  Neste momento este eleito sai da disputa, pois já está eleito. Esta dinâmica é retomada a cada dia, por quatro semanas, de forma que por quatro vezes quem estiver na frente do ranking, ao meio-dia, entre as categorias de destaque deste dia, será eleito.

A partir deste ano não serão aceitas inscrições para a participação na relação dos pré-inscritos na Fase Seleção iBest, uma vez que a escolha dos participantes dessas listas será feita pelos algoritmos do iBest. No entanto, caso alguma iniciativa entenda que tenha um significativo número de seguidores e engajamento, de acordo e compatível  com os que já tenham sido pré-inscritos, e queira pleitear sua participação, para estas o iBest aceitará receber dados para a averiguação desta possibilidade de participação na Fase Seleção iBest. Para tal,  é necessário que verifique no Regulamento se sua iniciativa atinge um número mínimo de seguidores, de acordo com cada categoria  (regulamento iBest, 2.5.7), e caso se adeque, que se preencha o formulário.

Sim, e estes têm a vantagem de já serem pré-selecionados para a Fase iBest 20+, ou seja, já fazem parte do short-list final dos vinte melhores do Brasil, e não precisam fazer campanha durante a fase de Seleção.

Os quatro mais bem votados na Fase Seleção ao final da Fase Seleção passam para a Fase iBest 20+ desde que sejam elegíveis e compatíveis com as regras do Prêmio, e de acordo com o regulamento. Adicionalmente, teremos um processo de ELEITOS SEMANAIS,  onde uma vez por semana o mais bem votado em uma específica categoria de destaque daquele dia será automaticamente eleito como iBest20+,  a partir do dia 8 de maio de 2023 (inclusive), o que estiver na liderança do ranking parcial de votação das categorias de destaque ao meio-dia deste dia de semana, conforme tabela abaixo. 

SegundaTerçaQuartaQuintaSexta
Cinema, Tv e StreamingConteúdo EducacionalEconomia e NegóciosConteúdo de GamesComportamento
Influenciador de OpiniãoFamíliaDiversidade e InclusãoInfluenciador da MúsicaAtleta Influenciador
Culinária e GastronomiaFitness e WellnessGospelEsportesCultura e Curiosidades
Gamer InfluenciadorFutebolista InfluenciadorInfluenciador LinkedinFandom BrasilYoutuber do Ano
Ações SociaisInfantilMeio Ambiente e SustentabilidadeCelebridades e FofocasDIY, Faça Você Mesmo
Influenciador TwitterInfluenciador RHStreamer InfluenciadorInstagrammer do AnoInfluenciador Protagonista
BelezaJornalista InfluenciadorDesenvolvilmento PessoalFandom de MúsicaApresentadores de Tv/Streaming
LGBTQIA+PetsSaúdePodcastArquitetura e Decoração
ModaViagem e TurismoConteúdo de InvestimentosTiktoker do AnoHumor
Influenciador de Inovação e Tecnologia
Influenciador de Marketing Digital

Os iBest20+ de 2023 são formados pelo iBest Top10 de 2022, somados aos quatro mais bem votados na Fase Seleção ao final da Fase Seleção, somados a quatro eleitos pelo processo de Eleitos Semanais, somados a dois eleitos por critérios técnicos do iBest.

Apenas serão reveladas as iniciativas que forem eleitas como iBest 20+ durante a fase de anúncio dos iBest 20+, entre 29 de maio a 14 de junho. Caso uma iniciativa tenha sido uma das mais votadas na Fase Seleção e não seja anunciada como parte dos iBest 20+, terá sido por não ter elegibilidade, de acordo com o Regulamento do Prêmio iBest 2023, ou por não ter sido uma das quatro mais bem votadas no exato instante final de votação ao final do dia 7 de maio ou pelos Eleitos Semanais durante a última semana de votação na Fase Seleção, o iBest não irá atualizar seus rankings de resultado parcial.

A definição dos Top10, como em todos os anos no iBest, não se dará por votação, mas sem pela aplicação do algoritmo do iBest, que irá analisar as métricas dos finalistas iBest 20+,  como  as relativas ao alcance.  engajamento,  crescimento,  foco, ponderação de relevância entre as redes e as categorias, em todas as redes sociais, sites e apps dos finalistas. Para  informações mais detalhadas do processo de definição dos Top10 consulte o regulamento do prêmio, em premioibest.com/regulamento  .   A partir da definição dos Top10, acontecerá novamente a votação aberta para a eleição das três melhores iniciativas, e depois da vencedora  em cada categoria.

Os Top3 serão as iniciativas mais votadas pelos brasileiros na fase Top10 em cada uma das categorias, seja pelo público (para os Top3 do Prêmio Popular) ou seja pela Academia iBest ( para o Prêmio da Academia). Assim sendo, os Top3 do Prêmio Popular não serão necessariamente os mesmos Top3 do pelo Prêmio da Academia iBest.

Para votar basta acessar o link ou fazer o download do aplicativo iBest disponível para Android ou iOS, escolher a categoria, efetuar o login, selecionar sua iniciativa preferida e confirmar o voto.

Na votação Top3 só é possível votar em um finalista por categoria. Dessa forma, o votante indica quem deseja que seja eleito como vencedor – o Melhor do Brasil.

Na fase TOP3 2023 o voto vale em dobro quando o votante seguir o Prêmio iBest no Instagram ou Linkedin.

O anúncio dos vencedores acontecerá nas Cerimônias iBest nos dias 29 e 30 de Janeiro de 2024 no São Paulo Expo.

O iBest não distribui prêmios monetários. O mais apreciado retorno proporcionado pelo iBest é a certificação de ser o vencedor e melhor do Brasil,  a partir da votação dos brasileiros (no caso do prêmio popular) ou pelos especialistas (no caso do prêmio da Academia).

O iBest IRD é um processo proprietário iBest usado para a definição dos iBest Top10. O IRD se constitui em algoritmos  e processos para procura, quantificação da relevância e comparação entre redes de todas as principais iniciativas no universo digital. O IRD aufere numericamente a relevância de cada iniciativa de acordo com suas as métricas, ponderando a importância de cada rede em relação a sua categoria, medindo e comparando questões como engajamento, alcance e relevância, em cada uma das principais redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Tiktok, Twitch, Linkedin), além de site e app. Ou seja, o iBest IRD não apenas encontra as iniciativas, mas consegue compará-las, estejam elas nas mesmas redes ou em redes diferentes, e de acordo com a importância relativa destas.

Especialistas e personalidades convidadas pelo iBest nomeadas de acordo com a escolha do Conselho Consultivo iBest (comitê interno da iBest Global, composto por executivos do iBest e colaboradores do mercado nacional). Confira a lista completa.

Apenas iniciativas que forem classificadas como iBest 20+ (os vinte melhores de cada categoria), iBest Top10 (as dez melhores de cada categoria), iBest Top3 (as três melhores de cada categoria) ou Vencedor iBest (a melhor) podem ter e usar o respectivo selo iBest.

A cerimônia acontecerá após o término da votação do iBest, em data a ser determinada e divulgada. Será o maior encontro de influenciadores do Brasil, e os ingressos serão muito limitados. Apenas os finalistas Top3 terão lugar assegurado ao evento, sendo que outros convites serão comercializados em formato a ser divulgado. 

Neste caso, a iniciativa poderá ser banida do Prêmio e poderá ter que discutir questões jurídicas sobre uso indevido de propriedade intelectual da iBest Global.

Os selos apontam se a iniciativa faz dos iBest 20+ , Top10, Top3 ou Vencedor iBest, em cada categoria.

A melhor maneira é seguir o iBest nas redes sociais (especialmente Instagram, e em parte no Facebook, Youtube, Twitter, TikTok e Linkedin). Fique atento porque todas as informações não serão disponibilizadas igualmente em todas as redes, e por isso sugerimos que participe de quais tenha oportunidade.

O modelo comercial do iBest em 2023 é baseado em mídia/patrocínio. Algumas categorias poderão ser nomeadas de acordo com o interesse de cada patrocinador, que também terá seu nome presente nas peças de divulgação e nos conteúdos produzidos.

Entre em contato com nossa equipe: fale@ibest.global com o título “Contato Comercial”.

O Prêmio iBest foi a maior e mais importante premiação de internet do Brasil realizada entre 1995 e 2008. Percebido como um “Oscar” do setor, era considerado a principal referência de qualidade dos empreendimentos ligados à internet no país.

O iBest foi adquirido pela Brasil Telecom em 2003 e passou, então, a ter seu foco em serviços de telecomunicações/internet. Após ter cumprido sua missão na época, em 2008 o  prêmio foi descontinuado, tendo retornado em 2020.

O Prêmio iBest é uma realização da iBest Global, empresa de Marcos Wettreich, o mesmo fundador e CEO do Prêmio iBest original.

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail