Premiação

O Prêmio iBest ocorre de março a novembro com cinco fases. A participação é gratuita, tanto para votantes quanto para concorrentes e podem participar iniciativas de pessoas físicas ou jurídicas, indistintamente, em uma mesma categoria.

Na primeira fase, Seleção iBest, todas as iniciativas digitais brasileiras puderam  se inscrever e tiveram então a oportunidade de avançar de fase e ser então um iBest20+ , a partir de votação aberta 

A segunda fase do prêmio, a iBest 20+, apresentou uma lista resumida de 20 iniciativas em determinadas categorias, em que dentro destes 20 estavam contidos os iBest TOP10 da categoria. Estes 20+ foram compostos pelos dez TOP10 da edição 2020, somados aos quatro mais bem colocados na fase Seleção, mais quatro pelo algoritmo iGency e dois por critérios técnicos definidos pelo Comitê iBest. Nos casos onde as categorias não tinham sido executadas em 2020, foram 14 selecionados pelo algoritmo, quatro pela fase Seleção e dois por critérios técnicos.   

A seleção das vagas da fase iBest TOP10 em cada categoria é definida da seguinte forma (com exceção das categoria editoriais):

  • 6 vagas definidas a partir da aplicação do algoritmo iGency;
  • 2 vagas escolhidas diretamente pelo Comitê iBest de acordo com suas deliberações e ponderações técnicas, de histórico, quantitativas e qualitativas;
  • 2 vagas reservadas para os candidatos indicados pelo público durante a fase de Seleção iBest.

Nas fases TOP10 e TOP3 do Prêmio, os brasileiros poderão votar em um candidato apenas uma vez por CATEGORIA. Entende-se como “brasileiro” a pessoa física proprietária de uma conta de e-mail válida e legítima, maior de 16 anos e com único CPF. A verificação pelo iBest de mais de uma tentativa de voto por um mesmo CPF, ou tentativas de fraude em relação a esta regra, resultará na eliminação destes votos, podendo também causar penalidade na iniciativa alvo.

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail