O prêmio
Há décadas o Prêmio iBest já era o maior prêmio da internet no Brasil. De 1996 a 2008 foi a bússola para o reconhecimento das melhores iniciativas pioneiras na internet, e com milhões de votantes, foi considerado, então, a maior premiação do gênero em todo o mundo e impulsionou os primeiros empreendimentos da web nacional, revelando as empresas que se tornaram líderes na década inicial da internet no país. Tendo como base esta bem-sucedida iniciativa do passado, foi relançado para apontar os melhores do universo digital, considerando a presença unificada nas diversas plataformas que o compõem em especial: sites, apps e redes sociais como Instagram, Tiktok, Facebook, Youtube, Linkedin, Twitch e Twitter.
A dinâmica proposta no processo de identificação dos melhores do Brasil, além de promover o merecido reconhecimento aos competidores, concede oportunidade para que os brasileiros possam interagir, votar e opinar, de forma colaborativa e nas principais redes. O Prêmio iBest assume, novamente, a posição de Guia do Universo Digital ao ser o porta-voz do mercado, premiando as iniciativas de maior qualidade e aceitação popular.
Em 2021, a premiação apontou os melhores em 78 categorias através de duas votações paralelas: uma de acordo com a percepção popular e outra de um júri de especialistas (a Academia iBest). A edição terminou com o recorde de 18 milhões de votos atestados, apontando um impressionante crescimento ante os 2 milhões de votos de 2020
Como destaque adicional, o iBest utiliza seu algoritmo próprio, o iRD, para a busca e comparação de todas as principais iniciativas digitais brasileiras. O IRD direciona numericamente a relevância de uma iniciativa digital, levando em consideração métricas como alcance e engajamento de seus sites, apps e redes sociais, profundidade de conteúdo ou mix, crescimento e importância da iniciativa.