Premiação
O Prêmio iBest ocorre de Março a Novembro com 5 (cinco) fases. A participação é gratuita, tanto para votantes quanto para concorrentes e podem participar iniciativas de pessoas físicas ou jurídicas, indistintamente, em uma mesma categoria.
CONHEÇA AS FASES:
1. FASE SELEÇÃO iBEST
O iBest definirá a pré-seleção das mais relevantes iniciativas digitais que podem ter o perfil para concorrer ao Prêmio e irá disponibilizar estas listas para a pré-votação nacional, que irá indicar seus favoritos para se tornar um Top10 Brasil em 2023. Até 4 iniciativas mais bem votadas na Fase Seleção, de acordo com o regulamento do Prêmio, farão parte da relação dos iBest 20+ de cada categoria (as 20 mais importantes do Brasil em cada categoria). Destas, até duas (número este de acordo com a adequação das iniciativas avaliadas) serão autenticadas como iBest Top10, para concorrer em votação nacional ao título de melhor do Brasil.
2. FASE iBEST 20+
A iBest 20+, apresentará os 20 melhores do Brasil nas categorias selecionadas. A composição dos vinte finalistas se dá da seguinte maneira:
Os 10 (dez) Top10 da edição anterior da premiação em cada categoria;
Até 4 (quatro) mais bem colocadas da fase Seleção em cada categoria;
Até 4 (quatro) definidos pelo Eleito Semanal;
Até 2 (dois) por critérios técnicos definidos pelo Comitê iBest (de acordo com suas deliberações e ponderações técnicas, de histórico, quantitativas e qualitativas).
No caso das categorias novas, criadas na edição 2023, os 20+ serão compostos da seguinte maneira:
Até 4 (quatro) mais bem colocados na fase Seleção;
Até 4 (quatro) pelo processo de eleições semanais;
De 12 (doze) a 16 (dezesseis) pelo algoritmo IRD;
Até 6 (seis) por critérios técnicos e definidos pelo Comitê iBest.
3. FASE iBEST TOP 10
A seleção das vagas na fase iBest Top10 em cada categoria é definida da seguinte forma (com exceção das categoria editoriais):
Até 6 (seis) definidas a partir da aplicação do algoritmo IRD;
Até 4 (quatro) por critérios técnicos definidos pelo Comitê iBest;
Até 2 (dois) da fase Seleção iBest.
4. FASE iBEST TOP 3
A partir da Fase iBest Top10 são realizadas 2 (duas) votações paralelas – uma de acordo com a percepção popular e outra através de um júri de especialistas (a Academia iBest). As 3 (três) iniciativas mais bem colocadas avançam para a Fase iBest Top3, podendo concorrer ao título de Melhor do Brasil pelo Júri Popular e/ou pelo Júri da Academia iBest.
O que é o IRD?
O IRD é um processo proprietário, desenvolvido pela iBest Global, que se constitui em um algoritmo para a quantificação da relevância dentro do universo digital e processos para a definição dos finalistas. O IRD discrimina numericamente a relevância de uma iniciativa digital, levando em consideração métricas como alcance e engajamento de seus sites, apps e redes sociais, profundidade de conteúdo ou mix, crescimento e importância da iniciativa.